top of page
Confira abaixo a descrição de todas as imagens presentes na exposição!

Aba Terra

Figurino de João Grilo:

Foto horizontal de um figurino teatral. Meio perfil da parte superior do traje do personagem João Grilo. Camisa amarela com uma linha vermelha alinhavada verticalmente junto às bordas da abertura frontal. A mesma linha também está alinhavada na borda do colarinho. Sobre a camisa um colete vermelho confeccionado com tecidos de diferentes texturas, alguns lisos e alguns desfiados. Uma corda bege está amarrada à cintura.

Figurino de Major Antônio Moraes:
Foto horizontal de um figurino teatral. Parte frontal do traje do Major Antônio Moraes. Casaco de inverno pesado na cor cinza com aplicação de diversos materiais estilizados sobre ele, conferindo aspecto militar. Sobre os ombros tecidos marrons em franjas como dragonas. De um dos lados, sobre a região do coração um distintivo metálico, sob ele um conjunto de quatro linhas azuis dispostas lado a lado e riscados por outra linha transversal, indicando contagem. Vários destes conjuntos estão aplicados de cima até embaixo deste lado frontal do casaco. Na outra metade frontal, diversos retalhos de tecidos vermelhos, verdes e dourados, além outros materiais como tampas e fios, criam a imagem estilizada de muitas medalhas e condecorações. Dos bolsos caem franjas brancas e nas mangas tecidos de lona estão aplicados na região do antebraço. O casaco está abotoado e por baixo uma camisa bege também abotoada até em cima, com fios vermelhos alinhavados verticalmente ao meio e no colarinho.

Figurino do Frade (detalhe):
Foto horizontal de um figurino teatral. Detalhe frontal do tronco do traje de um Frade, produzido em couro marrom escuro. Sobre o peito um grande crucifixo produzido com material dourado com textura irregular e enrolado de forma espaçada por um fio também dourado. Uma corda trançada bege dá uma volta na cintura e tem suas pontas caídas na lateral esquerda.

Figurino do Frade (inteiro):

Foto horizontal de figurino teatral. Vista frontal do figurino do Frade, na cor marrom, formado por uma saia, uma camisa onde só se percebe as mangas e sobre ela um amito, peça circular que cobre ombros e tronco. Aparentemente de couro, a roupa traz sobre si um grande crucifixo dourado preso por um cordão com enfeites arredondados. Na cintura um cordão trançado bege está amarrado com as pontas caindo na lateral direita do corpo.

Figurino da Cangaceira Severina:

Foto horizontal de figurino teatral. Meio perfil de detalhe frontal do casaco da Cangaceira Severina. Região do tronco com diferentes tecidos de tons marrons sobrepostos com a aplicação de botões e outros detalhes metálicos arredondados com tons prateados. Junto à abertura do casaco um cordão com pequena medalhas.

Figurino de Xarildes (esposa do padeiro):

Foto horizontal de figurino teatral. Detalhe frontal da região do tronco em meio perfil. Casaco de cor laranja, com destaque para uma flor estilizada em tons vermelhos aplicada na região do coração, feita de tecido com as tramas espaçadas. Outros detalhes aplicados sobre o casaco são percebidos à esquerda, como crochês, tampinhas e fuxicos.

Figurino do Padre e Sacristão:

Foto horizontal de dois figurinos teatrais. Detalhe frontal dos trajes do Padre e do Sacristão. À frente e à esquerda em meio perfil a foto capta a região do tronco do figurino do Padre. Batina preta estilizada, sem botões, com uma linha branca alinhavada ao redor da gola e um pequeno retângulo de tecido branco aplicado no meio do peito, também junto à gola. Sobre a batina uma estola de tecido bege, desfiada nas laterais trazendo o desenho de duas cruzes estilizadas. Posicionado atrás, do lado direito, o figurino do Sacristão é construído à partir de um tapete artesanal produzido em tear com linhas horizontais brancas e pretas. A área superior lembra um colete, com a parte do peito e região da gola desfiadas. A região frontal da cintura para baixo também é coberta pelo mesmo tapete. Sobre a roupa, uma cruz preta grande de tecido está aplicada. Por baixo percebe-se a manga de uma camisa em tom vermelho, aplicada de forma artesanal com a costura aparente na região do ombro. O restante da camisa é bege.

Figurino da Capanga:

Foto horizontal de um figurino teatral. Meio perfil do tronco do personagem Capanga. Camisa bege com fios vermelhos alinhavados na região dos botões e casas e subindo pela gola do lado direito do observador. Sobre a camisa um blazer de veludo marrom com uma aplicação de algum material rígido na lapela, pintado na mesma cor do tecido. Ao lado da lapela, percebe-se a ponta de uma corda, com um nó centímetros abaixo, aplicada sobre o tecido.

Figurino do Padre (detalhe):

Foto horizontal de figurino teatral. Detalhe do figurino do Padre, mostrando a parte final da estola, feita de tecido bege, desgastado, com as laterais desfiadas e trazendo uma imagem com estética de xilogravura de Nossa Senhora. Um rosto feminino sob um manto com uma auréola na cabeça. Sobre ela a imagem de uma pomba, simbolizando o Espírito Santo.

Figurino de Xarildes (detalhe):

Foto horizontal de figurino teatral. Vista frontal do traje de Xarildes. Casaco laranja sobre o qual estão aplicados vários materiais. Na região do coração uma grande flor produzida com tecido em tons vermelhos. Do lado esquerdo de quem observa estão aplicadas tampas coloridas e fuxicos de tecido, também em diversas cores e ocupando quase toda a metade do tronco. Deste mesmo lado um cordão feito de crochê com linhas coloridas desce pela borda da lapela até a borda inferior do casaco.  Linhas vermelhas alinhavadas, mantém as dobras nas mangas, como para encurtar um pouco seu tamanho. Por baixo do casaco, uma camisa bege onde linhas vermelhas alinhavadas estão aplicadas verticalmente no percurso dos botões e casas e também sobre a gola. Abaixo do casaco, uma saia verde feita de material plástico, imitando um trançado vazado, com espaço entre as tramas.

Figurino de Major Antônio Moraes (detalhe):

Foto horizontal de figurino teatral. Detalhe da região do tronco do figurino do Major Antônio Moraes em meio perfil. Casaco marrom abotoado com aplicação de diversos materiais, com destaque para tecidos, botões e linhas que criam inúmeras medalhas estilizadas, ocupando a metade do casaco mais próxima do observador. Dos bolsos caem franjas beges de lã e o antebraço está envolto com uma lona, costurada de forma rústica e irregular, com as linhas aparentes. Na outra metade frontal do casaco há repetidas aplicações de quatro linhas verticais atravessadas por uma quinta linha, todas azuis, como indicando uma contagem.

Figurino de Cangaceira Severina (detalhe):

Foto horizontal de figurino teatral com vista frontal do traje da Cangaceira Severina, da cintura para cima. Paletó de tecido marrom bastante desgastado com a aplicação de peças metálicas de forma arredondadas, com suas partes internas pintadas de marrom e partes externas mantendo a cor prateada do metal. Cordões com pequenas medalhas ou moedas cobrem toda a lapela. Uma pequena bolsa vermelha repousa na lateral da cintura, lado esquerdo de quem observa, sustentada por uma alça transversal sobre o ombro do lado direito. Por baixo do paletó, que está abotoado, vemos uma camisa bege com o botão do colarinho aberto. Um fio vermelho alinhavado sobe pelo meio da camisa, em uma linha junto aos botões, ocupando também parte do colarinho.

Figurino de Sacristão (detalhe):

Foto horizontal de figurino teatral. Detalhe frontal do colete usado pelo Sacristão, feito de um tapete produzido em tear, intercalando as cores preto, branco e amarelo. Uma parte central do tronco, iniciando na região do umbigo e subindo até o pescoço, tem suas tramas se soltando, criando uma textura diferenciada. As faixas laterais se mantêm intactas. Por baixo do colete uma camisa bege.

Figurino do Padeiro:

Foto horizontal de figurino teatral. Vista frontal do traje do Padeiro. Um avental comprido, fixado ao redor do pescoço por uma alça e indo até próximo dos joelhos, fixado também na cintura, com um bolso grande na parte frontal inferior. Feito de tecido com diferentes tons de cor laranja, com marcas de amassado e muitas manchas brancas causadas por respingos. Nos dois lados, próximo aos quadris, marcas brancas de mãos sugerindo ser onde o padeiro limpa as mãos de farinha. 

Aba Inferno

Figurino do Encourado (inteiro):

Foto horizontal de figurino teatral. Frente completa do traje do personagem Encourado. Blusa escura com uma pintura abstrata com cores quentes como vermelho e laranja, entrecortadas com linhas pretas irregulares. A pintura é mais intensa na região da barriga e vai diminuindo à medida que sobe. Sobre o peito, formando um triângulo que parte dos ombros em direção ao meio do peito, uma aplicação de pedaços de plástico cria uma textura parecida com grande pêlos. No final das mangas, duas máscaras estão fixadas de forma invertida. Duas faces masculinas no lugar das mãos, de cabeça para baixo, a da direita olhando para a frente e a da esquerda para a lateral. Pequenos pontos de tinta verde são percebidos nas duas faces. Abaixo da cintura também há aplicação de pedaços de plástico, criando uma textura volumosa com predominância do branco, alguns tons rosados e detalhes vermelhos. Essa estrutura vai até próximo dos joelhos não deixando visível as vestimentas que cobrem as pernas do personagem.

Figurino do Encourado (detalhe frontal):

Foto horizontal de figurino teatral. Frente parcial do traje do personagem Encourado. Blusa escura com uma pintura abstrata com cores quentes como vermelho e laranja, entrecortadas com linhas pretas irregulares. A pintura é mais intensa na região da barriga e vai diminuindo à medida que sobe. Sobre o peito, formando um triângulo que parte dos ombros em direção ao meio do peito, uma aplicação de pequenos pedaços de plástico cria uma textura parecida com grande pelos. No final das mangas, duas máscaras estão fixadas de forma invertida. Duas faces masculinas no lugar das mãos, de cabeça para baixo, a da direita olhando para a frente e a da esquerda para a lateral. Pequenas pontos de tinta verde são percebidos nas duas faces. Abaixo da cintura também há aplicação de pedaços de plástico, criando uma textura volumosa.

Figurino do Encourado (detalhe lateral):

Foto horizontal de figurino teatral. Imagem de perfil da região torácica com a frente voltada para o lado direito de quem observa. Blusa escura com uma pintura abstrata com cores quentes como vermelho e laranja, entrecortadas com linhas pretas irregulares. A pintura é mais intensa na região da barriga e vai diminuindo à medida que sobe. Na parte de cima do peito, o material aplicado cria a impressão de pelos grandes. No lugar da mão, está fixada uma máscara de face masculina. Ela está de cabeça para baixo e olha diretamente para quem observa. Alguns respingos de tinta verde estão espalhados sobre esta face.

Figurino do Demônio 1 (detalhe frontal):

Foto horizontal de figurino teatral. Meio perfil da região do tórax apontando para o lado direito da foto. Casaco marrom aberto, com as bordas da abertura alinhavadas com linha grossa bege em toda a sua extensão. Um texto está escrito em preto com letras maiúsculas sobre a metade frontal direita do casaco, do lado mais próximo de quem observa. Ele diz: Na árida região de aço e pedra eu ergui minha voz para que você possa escutar. O texto continua, porém não é possível visualizá-lo na foto. Do outro lado da abertura, percebe-se aplicação de franjas beges no casaco. Uma corda dupla, na altura da barriga, une os dois lados da abertura do casaco. Por baixo, uma camisa bege com a borda de sua abertura frontal alinhavada com fio vermelho até o colarinho, que também possui sua borda alinhavada com o mesmo fio vermelho. O casaco possui uma gola alta e vermelha, com uma textura desfiada e as bordas alinhavadas com fios dourados.

Figurino do Demônio 1 (detalhe lateral):

Foto horizontal de figurino teatral. Meio perfil da região do tórax apontando para o lado esquerdo da foto. Casaco marrom aberto, com as bordas alinhavadas com linha bege em toda sua extensão. Do lado esquerdo do personagem, mais próximo de quem observa, uma aplicação de franjas beges sobre o ombro tal qual uma dragona militar. Sobre o peito um quadrado de lona alinhavado e sobre este outras intervenções com linhas emaranhadas em formas abstratas. Na altura da barriga  uma corda dupla une os dois lados da abertura frontal do casaco. Por baixo, uma camisa bege com a borda de sua abertura alinhavada com fio vermelho até o colarinho, que também possui sua borda alinhavada com o mesmo fio vermelho. O casaco possui uma gola alta e vermelha, com uma textura desfiada e as bordas alinhavadas com fios dourados.

Figurino do Demônio 2 (frontal):

Foto horizontal de figurino teatral. Imagem frontal do traje do personagem Demônio 2. Casaco de veludo escuro, esverdeado, bastante desgastado e com rupturas no tecido, com aplicação de vários materiais e tintas coloridas como vermelho, verde e branco. O casaco está aberto e nas suas bordas frontais e inferiores está aplicado uma faixa de material rígido mais claro, colorido em tons de verde, vermelho, amarelo e outros e alinhavado ao casaco com fio vermelho. Uma gola rufo, formada pela sobreposição de vários tecidos rosados que rodeiam o pescoço, ocupa a parte superior da foto. Por baixo dela, próximo à garganta, as pontas de um lenço de tecido desfiado são visíveis, como parte do adorno de pescoço, na cor vermelha. Por baixo uma camisa rosa abotoada, com a borda na linha dos botões alinhavada com fio vermelho, de cima até embaixo.

Figurino do Demônio 2 (detalhe):

Foto horizontal de figurino teatral. Detalhe da região do peito do traje do personagem Demônio 2, em meio perfil. Casaco de veludo esverdeado, bastante desgastado e com rupturas no tecido, com aplicação de vários materiais e tintas coloridas. Na borda da abertura do casaco está aplicado uma faixa de material rígido, pintado em tons de verde e amarelo e alinhavado ao casaco com fio vermelho. Uma gola rufo, formada pela sobreposição de vários tecidos rosados que rodeiam o pescoço, ocupa a parte superior da foto. Por baixo dela, no meio do peito, as pontas de um lenço de tecido desfiado são visíveis, como parte do adorno de pescoço, na cor vermelha.

Aba Inferno

Figurino de Emanuel (frontal): 

Foto horizontal de figurino teatral. Túnica felpuda desgastada, em tons neutros de marrom, bege e amarelo. No meio do peito o Coração Sagrado de Jesus, aplicado no figurino como um broche grande em forma de coração, envolvido com fitas do Senhor do Bonfim em vermelho e verde. Ao redor dele saem chamas estilizadas formadas pelas pontas de sete grampos de roupa de madeira. A peça é costurada em três partes: superior com ombro e mangas, intermediária com tórax e parte inferior da túnica que vai até a coxa. As costuras são aparentes, desfiadas e grotescas. As bordas da túnica estão desfiadas em todas as extremidades. Na parte superior, a iluminação especial sobre o traje deixa a região dos ombros azulada.

Figurino de Emanuel (detalhe):

Foto horizontal de figurino teatral. Detalhe da parte do peitoral de uma túnica, que é felpuda e desgastada, em tons neutros de marrom, bege e amarelo. Em destaque, o Coração Sagrado de Jesus, aplicado no figurino como um broche grande, tendo a forma de coração envolvido com fitas do Senhor do Bonfim em vermelho e verde. Ao redor dele saem chamas estilizadas formadas pelas pontas de sete grampos de roupa em madeira. Outros pequenos objetos estão aplicados na peça.

Figurino de Compadecida (frontal): 

Foto horizontal de figurino teatral. Frente do traje da personagem Compadecida. Vestido com busto com decote em V em algodão alaranjado com bordado de miçangas pretas formando um padrão de várias flores. Nas bordas, acabamento de passamanaria, que são cordões trançados com pequenas ondulações em cor nude. Acima do busto, uma malha cor da pele preenche o espaço até formar uma gola rodeando o pescoço. Da cintura até o meio da coxa, um tecido bege de algodão com desenhos circulares lembrando uma flor, um formato de sol nas cores verde e marrom. A parte inferior do vestido, da coxa até os pés, é feita de tecido bege amarelado com desenhos florais na mesma tonalidade. Um manto em tons bege e marrom claro, com tecido de tramas espaçadas e com borda na parte frontal em veludo azul escuro, cai sobre os ombros. O barrado do manto se conecta a um tecido marrom avermelhado com estampa que lembra cruzes, com tonalidade dourada sem brilho. Ainda na parte debaixo do manto, percebe-se um forro feito de paetês em azul escuro.

Figurino de Compadecida (detalhe): 

Foto horizontal de figurino teatral. Frente do traje da personagem Compadecida. Vestido com busto com decote em V em algodão alaranjado com bordado de miçangas pretas formando um padrão de várias flores. Nas bordas, acabamento de passamanaria, que são cordões trançados com pequenas ondulações em cor nude. Acima do busto, uma malha cor da pele preenche o espaço até formar uma gola rodeando o pescoço. Da cintura para baixo, um tecido bege de algodão com desenhos circulares lembrando uma flor em formato de sol nas cores verde e marrom. Um manto em tons de bege e marrom claro, com tecido de tramas espaçadas e com a borda frontal em veludo azul escuro, cai sobre os ombros.

Figurino de Emanuel e Compadecida (detalhe 1):

Foto vertical de figurinos teatrais. Eles estão dispostos lado a lado, em meio perfil voltados para a direita. À esquerda de quem observa, em primeiro plano, está o traje de Emanuel. Ligeiramente à frente e um pouco mais para o fundo está o traje de Compadecida. O traje de Emanuel é uma túnica felpuda desgastada, em tons neutros de marrom, bege e amarelo. No meio do peito o Coração Sagrado de Jesus, aplicado no figurino como um broche grande em forma de coração envolvido com fitas do Senhor do Bonfim em vermelho e verde. A túnica é costurada em três partes: ombro com mangas, tórax e parte inferior da túnica, da barriga para baixo. As costuras são aparentes, desfiadas e grotescas. As bordas da túnica, em todas as extremidades estão desfiadas. O traje da personagem Compadecida é um vestido com busto com decote em V em algodão alaranjado com bordado de miçangas pretas formando um padrão de várias flores. Nas bordas, acabamento de passamanaria, que são cordões trançados com pequenas ondulações em cor nude. Acima do busto, uma malha cor da pele preenche o espaço até formar uma gola alta rodeando o pescoço. Da cintura para baixo, um tecido bege de algodão com desenhos circulares lembrando uma flor em formato de sol, nas cores verde e marrom. Um manto em tons de bege e marrom claro, com tecido de tramas espaçadas e com a beirada frontal em veludo azul escuro, cai sobre os ombros.

Figurino de Emanuel e Compadecida (detalhe 2):

Foto vertical de figurinos teatrais. Em primeiro plano, à esquerda de quem observa, traje do personagem Emanuel em meio perfil com a frente voltada para a direita. Uma túnica felpuda desgastada, em tons neutros de marrom, bege e amarelo. No meio do peito o Coração Sagrado de Jesus, aplicado no figurino como um broche grande. Forma de coração envolvido com fitas do Senhor do Bonfim em vermelho e verde. A peça é costurada em três partes: ombro e mangas, tórax e parte inferior da túnica, da barriga para baixo. As costuras são aparentes, desfiadas e grotescas. As bordas da túnica estão desfiadas em toda a extremidade. Atrás e à direita de quem observa, frente do traje da personagem Compadecida. Vestido com busto com decote em V em algodão alaranjado com bordado de miçangas pretas formando um padrão de várias flores. Nas bordas, acabamento de passamanaria, que são cordões trançados com pequenas ondulações em cor nude. Acima do busto, uma malha cor da pele preenche o espaço até formar uma gola alta rodeando o pescoço. Da cintura para baixo, um tecido bege de algodão com desenhos circulares lembrando uma flor em formato de sol nas cores verde e marrom. Um manto em tons de bege e marrom claro, com tecido de tramas espaçadas com a borda frontal em veludo azul escuro, cai sobre os ombros.

bottom of page